sábado, 5 de dezembro de 2015

Artigo Qualis A2 sobre morfologia computacional


Membros do Grupo CompLin – Computação e Linguagem Natural publicam artigo sobre morfologia computacional 

Andrea Feitosa Santos e Hélio Leonam Barroso Silva, orientandos do Prof. Dr. Leonel Figueiredo de Alencar na área de linguística computacional e processamento automático de linguagem natural, publicam artigo sobre morfologia computacional na revista Domínios de Lingu@gem, avaliada pelo Qualis da CAPES como periódico de nível A2.

Andrea Feitosa Santos concluiu o doutorado em linguística computacional no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC em dezembro de 2014. Hélio Leonam Barroso Silva foi bolsista de iniciação científica do PIBIC/CNPq no âmbito do Projeto Técnicas em Softwares Livres na Linguística de Corpus, coordenado pelo Prof. Dr. Leonel Figueiredo de Alencar, no período de 2012 a 2014.

O artigo resulta de parceria com o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), do Departamento de Computação da UFC, do qual o Prof. Dr. Leonel Figueiredo de Alencar é pesquisador colaborador. Durante a elaboração do artigo, os autores atuavam no GREat em projeto de pesquisa na área de processamento computacional da linguagem natural.

Eis o título, resumo e palavras-chave do artigo, que pode ser baixado do site da revista Domínios de Lingu@gem:


Sobre a construção de um recurso léxico de elementos nominais agentivos e de ação para o processamento computacional do Português Brasileiro

Andrea Feitosa Santos, Carlos Eduardo Atencio Torres, Hélio Leonam Barroso Silva


Resumo

O principal objetivo deste trabalho é descrever o processo de elaboração de um léxico computacional de elementos nominais agentivos e de ação do Português Brasileiro, construído principalmente para contribuir com a expansão dos recursos léxicos existentes para esta língua. Busca-se, além disso, mostrar como a descrição das línguas encontra espaço dentro do Processamento de Linguagem Natural fazendo uso das Tecnologias de Estados Finitos. O léxico abrange os seguintes aspectos da derivação dos chamados falsos aumentativos: (i) formação sufixal com –ão de nomes agentivos; (ii) formação sufixal com –ão de adjetivos agentivos; (iii) formação sufixal com –ão de nomes de ação. Para derivar os diferentes sentidos presentes nestes três contextos, constatados no português padrão, argumentamos a favor de uma derivação para o sufixo –ão em que este associa-se a uma base verbal. Assim, o léxico foi criado com um duplo objetivo: fornecer subsídios linguísticos para uma aplicação do Processamento de Linguagem Natural e contribuir com a caracterização de elementos nominais agentivos e de ação da língua portuguesa.

Palavras-chave

Léxico computacional; Transdutores de estados finitos; Análise morfológica; Análise derivacional.

http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28963

Nenhum comentário:

Postar um comentário